domingo, 27 de fevereiro de 2011

Controlo das despesas mensais

Nunca fui muito de ir apontando as despesas de cada mês, sempre me resumia a ir conferindo os débitos bancários, verificando os saldos das contas e pouco mais.

No entanto, achava giro quando amigas minhas me mostravam os seus caderninhos com tudo anotadinho e dava comigo a pensar: "será que isto resulta mesmo?"...

Aqui pela blogosfera, cada vez mais encontro por onde passo referências à elaboração de orçamentos mensais, anotação de despesas e receitas, etc etc e a minha curiosidade vai sendo mais que muita, pois se tanta gente adopta este meio de se organizar, algum resultado tem de dar.

Confesso que já comecei algumas vezes, mas depois dou comigo a passados os primeiros dias já não me lembrar de anotar algumas coisas e depois ver que já não está a bater certo, e pronto desisto.

Mas agora decidi que já não vou adiar mais.

Uma vez que tenho estado numa de organizar as minhas contas, então nada melhor do que começar a fazer um registo mensal do que ganhamos e do que gastamos para verificar se sobra alguma coisa no final, onde podemos ainda alterar alguma coisa, etc.

Como não tenho muito jeito com o excell, andei a ver os modelos já pré-definidos e encontrei vários muito elaborados, com muitos itens e não gostei muito... (li em vários blogues que utilizam o excell e parece-me que acham óptimo e simples, mas devem ser feitos de raiz pelas próprias e como não me dediquei a saber como se faz...)

Aproveitei então uma lista simples, tipo extracto de conta-corrente, que não sendo bem o que eu queria, acho que já vai ajudar.

Como já comecei a apontar as despesas deste mês (que para mim começa a 21, porque é quando recebemos o ordenado do marido), estive a passá-las para a lista nova e quando terminei, o saldo que me dá neste momento é praticamente igual ao real, por isso acho que não me sai mal ;)

Vamos lá então vêr se consigo fazer isto até final do mês e como será o resultado...

4 comentários:

  1. Vai correr bem!

    Eu também não uso o excel; fiz uma tabela em word, com as seguintes colunas: Data - Tipo de Despesa - Casa - Pessoal; imprimo e vou preenchendo à mão, no final de cada dia. Se as despesas disserem respeito a coisas da casa ou dos filhotes, ponho na coluna "Casa"; se forem despesas minhas, coloco na coluna "Pessoal" e é assim que oriento.
    Até agora tem resultado!

    Bjinhos!!

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  2. Eu usei como base um modelo do excel e depois alterei consoante as minhas necessidades. Tenho as despesas descreminadas e isso ajuda-me a saber onde gastei mais. Além disso tenho uma coluna onde faço a projecção do que pretendo gastar com determinado item nesse mês e ao lado o custo real. Assim sei onde ultrapassei e onde conseguido poupar mais. O facto de ir escrevendo diariamente no excel (fica logo o saldo) dá para ter uma ideia se estou a gastar muito ou pouco.
    Bjs e boa organização.

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  3. Pois a lista que adaptei é mais ou menos como referes Natacha, só que vai logo somando ou subtraindo como no excell Lisa. Ainda não está bem como quero, mas sempre quero vêr... ;)

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  4. Desde o ínico do ano que decidi anotar todas as minhas despesas numa agenda mas, tal como te acontecia a ti, no fim do mês, as minhas anotações, até hoje, nunca coincidiram com o extracto bancário... ainda não consegui perceber muito bem porquê mas também não vou desistir...

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