terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

No poupar é que está o ganho!

Comecei este blog, mencionando que este ano resolvi introduzir algumas alterações na minha vida, nomeadamente no que diz respeito à forma como me organizo no meu dia-a-dia.
E sem dúvida uma das minhas preocupações (como calculo que será da maioria das pessoas) é cumprir sempre pontualmente com os pagamentos das contas mensais, dos cartões de crédito, etc.
E apesar de sempre o ter conseguido, há já algum tempo que tinha aquela sensação de que talvez não estivesse a fazer tudo da melhor maneira... Passo a explicar:

Como todos os que eu conheço, possuo um crédito á habitação, crédito pessoal, cartão de crédito, etc. Claro que tudo isto se transforma em prestações a serem pagas todos os meses. E um dia dei comigo a fazer contas... ora, com excepção do crédito à habitação, que felizmente já vai a mais de meio, quer crédito pessoal, quer cartões de crédito, mesmo não sendo de grande valor, somando tudo, já dava uma prestação total considerável. E claro, vendo bem as coisas, a maior parte do que se paga são sempre juros.

Então pensei, se possuisse um único crédito, uma única prestação, pouparia em muito no que diz respeito aos juros. E pus-me em campo (como se costuma dizer) a ver quais as melhores opções para o meu caso...

Claro que existem inúmeras propostas de Consolidação de Créditos, mas sinceramente não achei a melhor opção, pois as entidades que os fazem não são bancos, mas sim Grupos Financeiros, cujas taxas de juro são superiores ás dos bancos.

Pelo que, como acho sempre que falando é que a gente se entende, procurei o meu banco, aquele onde tenho a conta normal dos ordenados, onde tenho o crédito à habitação, etc.

E depois de algumas conversas, entrega de documentos, de regatear um pouquinho claro (a primeira proposta nunca é aquela que corresponde às nossas expectativas!), acho que fiz um bom negócio!

Não mexi na casa, na prestação, nem aumentei o tempo do prazo como foi logo a primeirissima sugestão.
Optei por um novo crédito pessoal, com que liquidei um menor que tinha e os cartões de crédito, mas que possui melhores condições, é por um prazo menor e a prestação total ficou em cerca de metade daquilo que somavam as prestações que tinha anteriormente.

Claro que o ideal seria não ter prestação nenhuma :) mas não sendo possivel claro está, acho que esta foi mesmo a minha melhor opçâo!

Hoje fiz o meu último pagamento de um cartão de crédito, pelo que Março significará sem dúvida uma nova etapa nesta matéria!

Por enquanto, acho que se trata de mais um objectivo conseguido!

3 comentários:

  1. Olá...Conheci o teu blog através do agridoce....Parabéns...Já me tornei seguidor=)
    Estou-me a iniciar neste mundo por isso se quiseres vai visitando.
    http://olhosquecomem.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá... revejo-me em muito do que apresentaste.
    Também eu fiz isso em final 2009 e o 2010 foi muito mais calmo, apesar de ter nascido a minha filhota e as despesas terem aumentado, se nao tivesse feito isso estria muito mal... agora 2011 servirá para melhorar e optimizar o orçamento. para isso ( e outras coisas mais) criei o meu blog. Visita. Também já me tornei tua seguidora

    ResponderEliminar
  3. Acredito muito que vai resultar! Obrigada pelas vossas palavras. Bjnhos

    ResponderEliminar